O Web design responsivo é uma abordagem para se criar sites onde a experiência do usuário é otimizada para a plataforma em que a página é acessada. Essa tecnologia já existe há algum tempo, mas ainda hoje é possível encontrar sites onde ela não foi implementada.

O que é um site responsivo?

Simplificando, um site responsivo é aquele que adapta seu conteúdo ao formato da tela do dispositivo em que ele é acessado, seja ele um laptop, tablet ou celular tornando a navegação mais fácil. O usuário não precisará arrastar ou ampliar nenhum ponto da tela para localizar botões, por exemplo.
Essa forma de desenvolver sites elimina a necessidade de se ter uma versão específica para cada tipo de tela, o que resulta em redução de custo, facilidade de manutenção e a certeza de que seu site estará sempre atualizado em qualquer que seja a plataforma.

Sites Responsívos: Exemplo de tamanhos de tela.

Sites Responsívos: Exemplo de tamanhos de tela.

Benefícios de um site responsivo

  1. Melhora a experiência do usuário
  2. Aumento no uso de plataformas móveis
  3. Melhora o SEO (Search Engine Optimization) –
  4. Aumenta a velocidade da página
  5. Reduz as taxas de rejeição

Como saber se meu site é responsivo?

Uma forma rápida é abrir seu site num smartphone ou ainda reduzir o navegador em seu computador na horizontal. Se o layout de seu site for responsivo ele irá se adaptar automaticamente ao este novo formato, sem precisar de intervenções manuais para visualizar todas as informações – aumentar ou reduzir o zoom.
Outra forma é acessar o PageSpeed Insights, ferramenta gratuita da Google, que fornece em detalhes as alterações necessárias para que seu site seja 100% compatível com essa nova tecnologia.

SpiceIT - Google PageSpeed Insights

SpiceIT – Google PageSpeed Insights

Caso você queira mais informações à respeito de sites responsivos, criar um site novo ou alterar um existente , entre em contato:
Whatsapp: +55 11 9 6631-1132
email: contato@spiceit.com.br

SpiceIT: Tecnologia da Informação com Tempero Brasileiro.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *